sexta-feira, 6 de março de 2009

Jovens petistas na luta contra o machismo

O mês de março, e especialmente, o dia oito é uma data que marca politicamente a luta das mulheres contra o machismo e suas consequências reacionárias de opressão, esse é um dia histórico desde o século passado e ganha força no Brasil com uma considerável contribuição das jovens do PT.
É possível identificar os problemas vividos pelas mulheres em várias situações como a violência física e psicológica cometidas por familiares ou mesmo pelos seus maridos e namorados. No caso da agressão física o quadro se agrava, segundo a Delegacia da Mulher, em Maceió mais de 400 queixas de agressão são registradas a cada mês, sem conter com as ocorrências não registradas por medo.
Outras dificuldades são enfrentadas como a dupla jornada de trabalho, a atividade domiciliar de cuidar da casa e da família e ainda a busca pelo sustento financeiro, seja em um emprego formal seja informal, muitas vezes com remuneração inferior aos homens de mesma função. Nesse sentido as mulheres jovens têm aprofundados os obstáculos para conseguir uma vaga de trabalho, pois além de não contar com a experiência exigida também são vítimas do machismo.
Essas e incontáveis outras questões estimulam as mulheres a se organizar em movimento para transformar esse contexto, lutando por:
  • - Igualdade de Gênero;
  • - Participação efetiva nos espaços políticos de decisão;
  • -Equiparação salarial;
  • - Eliminação da violência;
  • - Eliminação do preconceito racial e de orientação sexual;
  • -Políticas públicas de saúde adequadas.
Por isso, a juventude do PT de Maceió chama todas as mulheres e homens a levantar essa bandeira e por meio dela marchar rumo ao fim das opressões transformando radicalmente a sociedade.

Nenhum comentário: