segunda-feira, 13 de abril de 2009

Reforma Agrária Já!


O abril vermelho já chegou e com ele as tradicionais lutas dos movimentos agrários. Nesse período é levado à tona o debate da contradição entre os grandes acumuladores de terra em detrimento de milhares de famílias que não tem onde morar, nem onde plantar. O pano de fundo desta questão é a propriedade privada de grande porte, espinha dorsal do capitalismo, sendo contestada por um projeto que vislumbra a socialização das riquezas produzidas.

A juventude da capital alagoana deve construir profundo compromisso com essa discussão, pois quanto mais o campo está loteado entre os coronéis, mais os trabalhadores rurais se vêem obrigados a vir para a cidade grande em busca de sobrevivência. Isto causa um inchaço urbano e precariza as condições de vida para toda a população, a solução não é erguer viadutos desenfreadamente.   

Neste sentido a Juventude do PT de Maceió se coloca para ser um dos elos da aliança camponesa e operária tão importante nessa luta. É necessário enxergar os companheiros agrários com nossos próprios olhos e não a partir da mídia burguesa que criminaliza essa organização por encomenda de quem visa à manutenção da exploração e da opressão. Reforma agrária significa mais feijão, milho e macaxeira na mesa de todos/as.       

Nenhum comentário: