segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os desafios dos/as jovens LGBTT

A sociedade capitalista moderna, influência a população por meio dos grandes veículos de comunicação de massa que apresentam uma imagem pitoresca e estereotipada da população LGBTT, criando uma falsa idéia de inclusão social destes. Os homossexuais são retratados como pessoas fúteis, promiscuas, incapazes de possuir sentimentos sinceros e de manter relações afetivas estáveis.

Exemplo deste tratamento dado pela grande mídia, proliferadora do senso comum na sociedade, é a cobertura dada as Paradas do Orgulho LGBT, as quais são retratadas como mais uma festividade carnavalesca. Omitindo, propositalmente, as pautas históricas do movimento, transforma os participantes em personagens, que como se fossem palhaços, tem a finalidade de fazer o público dos folhetins rir, nunca mostrados como cidadãos com poder de decisão ou com alguma forma de protagonismo dentro das relações sociais que vivenciam.


Esta forma de ver e mostrar o homossexual está presente também na escola, nas igrejas e na família e dificulta a auto-aceitação do jovem LGBT, uma vez que este é sempre compelido a cumprir as exigências e pressões sociais que estão embutidas em torno do modelo heteronormativo, incapaz de abarcar a diversidade sexual. A JPT Maceió vislumbra a importância do jovem, LGBTT ou não, compreender pedagogicamente sua sexualidade e como ela é encarada no contexto social. A partir do amadurecimento destes debates é possível enfrentar o preconceito, lutar pela garantia de direitos igualitários e pela livre orientação sexual.

Nenhum comentário: